A Octomares

Octomares

Somos uma empresa de educação e divulgação científica em Biologia Marinha que fornece vivências on-line e presenciais. Por meio delas, nossos alunos e alunas aprendem e se aproximam das descobertas e conhecimentos gerados pelos cientistas – de forma descomplicada e prazerosa. 


Além disso, contribuímos para o aprimoramento pessoal e profissional de nossos alunos e alunas. Eles se destacam profissionalmente, despertam seus sensos críticos em relação ao uso dos ecossistemas marinhos e costeiros e de seus recursos, e tomam melhores decisões nos seus campos de atuação.


Nossos cursos, palestras e conteúdos possuem linguagem acessível a qualquer pessoa e são
voltados para alunos do ensino fundamental e médio, graduandos em Biologia (Ciências Biológicas) e/ou áreas associadas, turistas, empresas e interessados nos assuntos.

 

Prezamos pela qualidade de ensino, transparência, respeito mútuo e, principalmente, pelo espírito de proteção ambiental. Acreditamos que o acesso ao conhecimento irá provocar uma mudança de mentalidade, refletindo positivamente em nossa sociedade e na conservação dos ecossistemas.

 

Sozinhos somos uma gota, juntos somos uma onda de transformações.

DCIM100GOPRO

Quem Somos

Um casal de biólogos cheio de sonhos e amor pelo Oceano, pela vida marinha e pela ciência. A Rafa é formada na Universidade Federal de Lavras (UFLA), com mestrado e doutorado em Zoologia pela UNESP – Botucatu. Durante sua atuação na academia pesquisou bioecologia de crustáceos marinhos e fisiologia e comportamento de peixes, com foco no sistema presa-predador. O Guto é biólogo e mestre pela UNESP – Botucatu e pesquisou bioecologia de crustáceos marinhos. Ambos são estudiosos e apaixonados por comunicação científica.

 

Como diria Estela Miazzi: “O Mar nos une”. No caso, o mar nos uniu e, em respeito ao mar e à toda a vida marinha, nos unimos para agir em prol de seu conhecimento e conservação. Primeiro nos unimos como colegas de laboratório, depois como casal e, em seguida, nos unimos a mais gente, nossos parceiros e

alunos, que fazem da Octomares um elo – uma grande família unida por um propósito comum. 

 

Aqui compartilhamos valores, conhecimento e água salgada.

Compreenda cada vez mais as maravilhas do oceano por meio das nossas palestras e vivências. Clique para escolher a sua temática preferida.

O começo da história

Tudo começou em 2013, quando a Rafa estava no final do mestrado e o Guto no final da graduação. Começamos a ministrar cursos de Biologia Marinha para instituições de todo o país e percebemos um problema: os alunos dos cursos de Ciências Biológicas tinham uma enorme carência de disciplinas de Biologia Marinha. Junto a isso, notamos que muito do conhecimento acadêmico não era traduzido para a sociedade.

Foi aí que, em 2014, começamos a delinear o que se tornaria a Octomares.

 

Nos próximos anos, nossa vida virou de cabeça pra baixo. Ao passar por um grande estresse no doutorado, Rafa desenvolveu uma doença autoimune nos olhos, a qual necessita de acompanhamento para que ela não perca a visão. Também fomos surpreendidos com um baque quando o Guto estava às vésperas da defesa do mestrado: uma doença raríssima acometeu o pai dele e, infelizmente, o perdemos.

A criação da Octomares

Com isso, perdemos um grande apoiador da Octomares, mesmo antes dela ser oficializada. Mas no hospital, pouco antes de falecer, ele disse: “Filho, não desista dos seus sonhos. Siga eles que vai dar certo”. 

 

Então, em 2016, em meio ao caos, nascia a Octomares. O desafio de apresentá-la ao mundo foi grande. Mas o fato é que éramos dois cientistas que já amavam o que faziam, mas queriam ainda mais. Nosso sonho era comunicar a ciência de forma atrativa e prazerosa, com vivências em campo que tanto nos davam alegria.

 

A Octomares nos transformou em educadores do mar. E por meio dela conhecemos pessoas incríveis, vivemos momentos únicos, ensinamos para quem quer aprender e contribuímos para a transformação que queremos ver no mundo. Ainda estamos só começando, mas já somos muito gratos a cada um de vocês que faz parte dessa história.

Quer aprender tudo sobre biologia marinha, por curiosidade ou para se destacar profissionalmente? Clique no botão abaixo e escolha sua vivência.

Veja algumas fotos